Você pode ter ouvido muitos termos musicais sendo usados, e um deles é “ad-lib”. Mas o que esse termo realmente significa?
Na música, o termo “ad-lib” pode se referir a algumas coisas diferentes. Do solo improvisado no jazz às letras improvisadas no rap, improvisar é sair do roteiro e inventá-lo à medida que avança.
Para começar, vejamos a palavra “ad-lib”. Esta palavra vem da frase latina “ad libitum”, que significa “ao seu bel prazer”. Em outras palavras, quando você está improvisando, está fazendo algo espontaneamente e sem planejamento. Ad-lib pode ser usado como um verbo que significa improvisar.
Esta é uma maneira de os artistas mostrarem sua criatividade e experiência e pode ser muito divertido tanto para o artista quanto para o público. Resumindo, é criar suas próprias partes para uma música no local. A improvisação pode ser feita com qualquer tipo de música, mas é especialmente comum no hip-hop, R&B e soul.
Aqui estão alguns exemplos de músicas que apresentam improvisação:
“Billie Jean” de Michael Jackson
Ah, o famoso improviso de “Billie Jean”. Este é um dos exemplos mais conhecidos de improviso e também um dos momentos mais icônicos da história da música pop.
Michael Jackson improvisou o som “hee hee” durante a gravação da música, e rapidamente se tornou uma das partes mais reconhecíveis da música. Tornou-se seu som de marca registrada e ele o usou em muitas de suas outras canções.
“Bad and Boujee” por Offset, Quavo e Lil Uzi Vert
Bad and boujee é a música preferida dos improvisos de hip hop. De “skrrt skrrt” a “raindrop, drop top”, esses adlibs tomaram conta da internet.
A maioria deles são apenas palavras ou sons inventados que se encaixam na batida, mas se tornaram tão populares que todos sabem o que significam. Como você pode ver, a improvisação é uma maneira popular de os artistas mostrarem sua criatividade e experiência.
“Um Amor Supremo” de John Coltrane
Como qualquer música jazz, os ad-libs são frequentemente usados em solos. Esses solos são improvisados e visam mostrar a habilidade e criatividade do intérprete. O resto da banda geralmente continua tocando a melodia principal enquanto o solista improvisa.
“Conta Bancária” por 21 Savage
Cânticos de nomes e lançamentos de anúncios são uma grande parte do rap e do hip-hop. Geralmente são frases ou palavras curtas que os rappers improvisam durante a batida.
Eles geralmente incluem o nome do rapper e, às vezes, até têm uma mensagem para o ouvinte. 21 Savage é conhecido por seus improvisos exagerados, que geralmente o apresentam cantando seu nome de rap.
Conclusão
Observando os exemplos acima, podemos ver que o improviso é uma forma popular de os artistas mostrarem sua criatividade e experiência. Isso significa que requer conhecimento da música, dos instrumentos e do gênero.
Além de poder ouvir o que está acontecendo ao seu redor e improvisar de acordo. Às vezes nos lembramos de uma música por causa da melodia principal, mas às vezes são os improvisos que mais se destacam. Então, da próxima vez que estiver ouvindo sua música favorita, veja se consegue escolher os improvisos!