Os carros automáticos percorreram um longo caminho, com quase todos os carros novos oferecendo uma transmissão automática, muitos oferecendo-a no lugar de uma transmissão manual como padrão. Dirigir um carro automático pode ser muito mais fácil do que dirigir um carro manual, pois você não precisa se preocupar em trocar de marcha; você pode simplesmente colocar o pé no acelerador e ir.
Para muitos motoristas, porém, um carro manual é tudo o que eles já conheceram e, portanto, eles não conhecem os meandros de como dirigir um carro automático e os diferentes tipos de opções automáticas disponíveis. Com os carros automáticos se tornando mais comuns, especialmente com a introdução e crescente popularidade dos carros elétricos , é importante saber as diferenças entre dirigir um carro manual e um automático.
Como funcionam os carros automáticos?
Os carros automáticos ainda têm caixas de câmbio, apenas funcionam de maneira um pouco diferente. Em vez de você escolher manualmente qual marcha usar, a caixa de câmbio faz todo o trabalho automaticamente para você.
Existem alguns modos básicos em uma caixa de câmbio automática que você pode selecionar e eles dirão à caixa de câmbio o que fazer.
- Estacionamento (P) : Bloqueia a transmissão e evita que o carro se desloque em uma inclinação.
- Drive (D) : Isso aciona a direção do carro, permitindo que o carro se mova.
- Neutro (N) : – Isso desengata a direção, mas não impede que o carro se desloque. Este modo pode ser útil quando estiver no trânsito junto com o freio de mão.
- Ré (R) : – Engata a marcha-atrás do automóvel.
Em muitos carros automáticos hoje em dia, também há uma opção manual. Isso pode dar aos motoristas um pouco mais de escolha para diferentes situações de direção, nas quais eles podem achar melhor a opção manual, para que tenham mais controle sobre a marcha em que estão.
Se o seu carro tiver essa capacidade, você encontrará pás na parte de trás do volante ou na coluna do volante ou alavancas na alavanca de câmbio. Ocasionalmente, é uma configuração no modo Drive (D) em que você muda o seletor, em vez de para cima ou para baixo, para habilitar a mudança manual.
Alguns carros também podem apresentar mais opções além do universal P, D, N e R. Os carros da cidade podem apresentar uma opção ‘1’ e ‘2’, que são marchas D (Drive) essencialmente mais lentas para uso na cidade ou em veículos off-road para poder subir ou descer o terreno com mais facilidade.
Cinco tipos diferentes de carros automáticos
Qualquer carro sem pedal de embreagem é considerado automático. Existem vários tipos diferentes de carros automáticos, portanto, compreendê-los pode ser útil para selecionar qual veículo automático é o certo para você.
Conversores de Torque
A tecnologia Torque Converter é frequentemente encontrada em SUVs de luxo e oferece uma mudança de marcha realmente suave, quase silenciosa, dependendo da velocidade e da força do motorista com o pedal do acelerador.
Transmissão de dupla embreagem (DCT)
Esse tipo de transmissão é de longe o mais popular nos carros modernos e usa duas embreagens para alinhar várias opções de marcha, permitindo mudanças ultrarrápidas e contínuas. Esses tipos de caixa de câmbio automática são encontrados em muitos carros esportivos premium e geralmente vêm com paddle shifters no volante, para que você possa trocar de marcha manualmente, se preferir.
Transmissão Variável Contínua (CVT)
O CVT usa um cinto em vez de uma embreagem para uma experiência de direção suave e econômica. Eles são comumente encontrados em carros híbridos para torná-los mais eficientes. Você geralmente obterá uma transmissão mais silenciosa desse tipo; no entanto, em um carro de desempenho, o CVT não soa muito bem quando é levado ao limite.
Transmissão manual automatizada (AMT)
Isso também é conhecido como transmissão de marcha semiautomática e eles funcionam por meio de um computador operando a embreagem, e não por um humano. Eles são bastante raros em carros novos, pois podem ser um pouco espasmódicos.
Transmissão manual inteligente (IMT)
O IMT é efetivamente um câmbio manual com embreagem automática. Esta ainda é uma inovação relativamente nova e usa sensores automáticos para apreender uma mudança de marcha, para que possa engatar a embreagem automaticamente. O IMT pode ser uma ótima opção para motoristas que desejam a facilidade de não usar a embreagem, mas ainda desejam escolher manualmente as marchas.
Passo a passo: Como dirigir um carro automático
Em primeiro lugar, é importante entender a configuração de um carro automático. Você geralmente terá dois pedais; um acelerador (à direita da caixa de pedais) e um pedal de freio (à esquerda da caixa de pedais) algo bem diferente dos carros de auto escola que ainda em 2023 são todos manuais, e nesse processor de adquirir uma cnh pode confudir bastante principalmente para iniciantes. Em termos de pedais, a diferença entre um automático e um manual é que você não terá a embreagem em um carro automático.
- Antes de dirigir, o pedal do freio deverá ser pressionado para mudar a posição do câmbio. Isso também geralmente terá que ser pressionado para permitir que você ligue a ignição do carro. Essencialmente, isso confirma para a Unidade de Controle do Motor (ECU) do carro que você está no controle do carro.
- Com o pé no freio, ligue o carro.
- Mantendo o pé no pedal do freio, coloque o seletor em D (Drive), reduza a pressão no pedal do freio para dar partida no carro e pressione o acelerador para aumentar a velocidade. Lembre-se de garantir que o freio de mão também esteja solto.
- Se você deseja reverter em vez de dirigir para frente, basta selecionar R (Reverse) em vez de Drive.
- Se a operação manual estiver disponível em seu carro automático, selecione +/- quando estiver em D (Drive), e isso deve permitir que você controle manualmente as marchas por meio das pás no volante.
- Para garantir que o carro não deslize, use a opção P (Park).
Todos os carros elétricos são automáticos?
Devido aos carros elétricos não terem embreagem, essencialmente todos os carros elétricos são automáticos e novamente têm uma configuração de dois pedais ( IONIQ 5 na foto) de um acelerador e pedal de freio. Alguns carros elétricos até freiam se você simplesmente pisar fundo no acelerador, o que também, em alguns casos, pode regenerar a carga da bateria do carro.
Como com qualquer coisa, porém, um test drive é sempre uma ótima ideia para se familiarizar com qualquer nova tecnologia e pode fazer você se sentir mais confortável com veículos elétricos e automáticos. Entre em contato com o Evans Halshaw local para marcar um test drive de qualquer veículo automático.