Com duração de uma hora, o documentário “XXXPERIENCE: 20 Anos Pelo Brasil”, que conta a história do festival, foi ao ar nesta segunda-feira, 07 de Agosto de 2017 (assista abaixo). Quem assina o trabalho, incluindo captação de imagens e edição, é a produtora DPmovie, com roteiro de Richard Weber.

Com depoimentos dos fundadores Rica Amaral e Feio, bem como dos atuais sócios-diretores Érick Dias e Edson Bolinha, o documentário se apoia em depoimentos para contar como era a tônica do evento em seus primeiros anos de vida, uma vez que não há registro audiovisual da época no acervo disponível.

“Foram três anos de captação de imagens com foco no documentário além do uso de imagens do acervo”, conta Érick Dias, sócio-diretor artístico, que está trabalhando atualmente na construção do line-up da próxima edição do festival, que acontece dia 11 de Novembro na tradicional Arena Maeda, em Itu/SP. “Já anunciamos atrações como Oliver Heldens, Alok, Boris Brejcha, Solardo, Loco Dice, Raja Ram, Richy Ahmed, Chris Liebing e Lee Foss, dentre outros. Vai ser um recomeço de ciclo bastante interessante do ponto de vista artístico”, afirma Dias.

O documentário traz ainda depoimentos de mais 20 artistas que participaram ativamente da história, incluindo Astrix, Skazi, Infected Mushroom, Gabe, Cosmonet, Alok, Illusionize, Element, Viktor Mora, Capital Monkey, Vini Vici, Sesto Sento, Amine Edge & Dance, Boris Brejcha, The Martinez Brothers, Victor Ruiz e Renato Ratier, dentre outros. Assista abaixo, na íntegra: